• Lavanderia Cheirinho Bom

CoronaVírus Pode Viver na Sua Roupa? #covid19

Publicação Original do site www.reviewed.com/laundry - Agradecemos ao Mark Brezinski



Como a limpeza de sua roupa pode ajudar a conter o #COVID-19

Como o número de infecções por COVID-19 em todo o mundo continua a aumentar, é importante que todos façamos nossa parte para limitar sua propagação. A melhor maneira de fazer isso é simplesmente lavando as mãos com frequência e em profundidade. Mas e suas roupas?

Segundo o CDC, os #coronavírus como o COVID-19 podem sobreviver em superfícies de algumas horas a alguns dias. Embora seja mais provável que você pegue o COVID-19 em superfícies duras que são freqüentemente tocadas, como maçanetas ou trilhos, ainda há uma chance de que ele possa ser transmitido através da sua roupa.




Os fatos sobre vírus vivendo em roupas


Enquanto a pesquisa ainda está sendo feita, sabemos que o COVID-19 está sendo espalhado principalmente por gotículas emitidas durante a tosse ou espirro.

Como tal, as medidas preventivas mais eficazes são:


  • Fique a dois metros de distância de quem estiver tossindo ou espirrando.

  • Evite tocar seu rosto.

  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.


Atualmente, não se sabe até que ponto esse tipo específico de coronavírus pode sobreviver agarrando-se a materiais como tecidos. Se for semelhante aos tipos passados do vírus, ele poderá sobreviver entre duas horas e alguns dias.

O que sabemos é que superfícies macias, como suas roupas, provavelmente serão incubadoras piores para o COVID-19 do que superfícies duras e freqüentemente tocadas, como maçanetas de portas e bancadas. Ao lidar com superfícies duras, um simples desinfetante deve ser suficiente - a ANVISA publicou uma lista de produtos de limpeza que devem ser eficazes na higienização de superfícies após a exposição ao COVID-19.




Você deve mudar a maneira de lavar a roupa?


Embora o CDC não especifique nenhuma alteração em sua rotina típica de lavanderia, eles fornecem uma lista de práticas recomendadas ao lavar roupas para alguém que está doente:


  • Idealmente, use luvas descartáveis ​​e descarte-as após cada uso. Ao usar luvas reutilizáveis, use-as apenas para limpar e desinfetar superfícies infectadas com COVID-19 - não as use para outros fins domésticos. Lave as mãos imediatamente após o uso das luvas.

  • Se você não estiver usando luvas ao manusear roupas sujas, lave bem as mãos depois.

  • Tente não sacudir a roupa suja. Agitar a roupa traz a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar.

  • Se possível, use a configuração de água mais quente na lavadora e garanta que os itens sejam secos completamente depois.

  • A roupa suja de uma pessoa doente pode ser lavada com itens de outras pessoas.

  • Se possível, considere colocar um forro de sacola no cesto que é descartável ou possa ser lavado. Caso contrário, verifique se o cesto é lavável e higienizado.


Quantas vezes você deve lavar roupas agora?


A menos que esteja lidando ativamente com alguém infectado com COVID-19, você pode continuar lavando sua roupa na quantidade normal. No entanto, se você estiver entrando em contato com alguém infectado pelo vírus, provavelmente será uma boa ideia lavar as roupas para garantir que você está limitando a capacidade de propagação do vírus.

Novamente, enquanto lavar a roupa pode ajudar a reduzir algum risco de disseminação do vírus, não é tão eficaz quanto lavar as mãos de forma consistente.


Lavar roupas mata vírus como o coronavírus?


Essa é uma pergunta complicada, porque a resposta tecnicamente correta pode ser enganosa. Resumindo, não, lavar a roupa não mata o COVID-19, mas ainda o limpa.


O CDC oferece estas definições para "limpeza" e "desinfecção":

  • Limpeza: refere-se à remoção de germes, sujeira e impurezas das superfícies. A limpeza não mata os germes, mas, ao removê-los, diminui o número e o risco de propagação da infecção.

  • Desinfetar: refere-se ao uso de produtos químicos para matar germes em superfícies. Esse processo não limpa necessariamente superfícies sujas ou remove germes, mas ao matar germes em uma superfície após a limpeza, ele pode reduzir ainda mais o risco de propagação de infecções.


Basicamente, lavar suas roupas as limpará, mas não as desinfetará. Mesmo se sua lavadora e secadora tiver modos de higienização, é improvável que eles matem o vírus. De acordo com o especialista em lavanderia, o gerente de laboratório Jonathan Chan, "os vírus da gripe desnaturam a cerca de 75°C - a maioria dos ciclos de higienização não ultrapassa os 65°C". Felizmente, você realmente não precisa matar o COVID-19, você só precisa se livrar dele. E é aí que a limpeza de suas roupas pode ajudar. Durante o ciclo de lavagem, a agitação e o detergente provavelmente limparão o COVID-19 das roupas infectadas e o limparão com as águas residuais.


Você pode obter o coronavírus usando uma lavanderia ou a lavanderia do seu apartamento?


A maneira mais provável de contrair o COVID-19 de uma lavanderia pública é tocar em superfícies duras recentemente tocadas por alguém infectado com o COVID-19, como a alça de uma lavadora ou secadora. Como tal, certifique-se de lavar as mãos depois de usar a instalação. Mesmo que alguém tenha lavado uma grande quantidade de roupa coberta com COVID-19, ela provavelmente será liberada pelas águas residuais durante a lavagem.





Conclusão: lave a roupa, mas realmente se concentre em manter as mãos lavadas.

Novamente, embora seja uma boa ideia lavar a roupa - especialmente se você foi exposto a alguém com COVID-19, é improvável que você espalhe o vírus através de roupas não lavadas. Não é impossível, apenas improvável.

É muito mais importante simplesmente ficar a dois metros das pessoas que tossem ou espirram e lembre-se de continuar lavando bem as mãos.




50 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon

Rua Bartolomeu de Gusmão,44 - Bom Retiro - Joinville/SC - Tel: (47) 3043-0438

© 2020 by Lavanderia Cheirinho Bom uma Empresa de Atitude Sustentáveis.